Categorias
Blog Programadores

Sobrecarga nas equipes de TI: o que causa e como diminuir o turnover em 6 dicas

Sobrecarga e exaustão geram atritos entre empresas e equipes de TI, resultando na insatisfação com o trabalho. Saiba como diminuir o turnover.

Em qualquer área de atuação, diminuir o turnover deve ser uma preocupação dos gestores. Em um estudo da National Association of Software and Services Companies (NASSCOM), descobriu-se que a taxa de atrito nas equipes de TI era de 50% a 60%. Os principais motivos encontrados foram a sobrecarga e o esgotamento da área, que afetam diretamente a qualidade de vida dos desenvolvedores.

Só que o problema não para por aí. Há uma série de fatores que influenciam na saída dos profissionais das equipes de TI da sua empresa. Quer saber a fundo o que está acontecendo, para poder diminuir o turnover no time de desenvolvedores do seu negócio? Então continue lendo o artigo para entender melhor sobre o assunto e tirar as suas dúvidas.

6 passos para diminuir o turnover na sua equipe de TI 

A pressão para cumprir prazos, trabalhar longas horas e gerenciar várias tarefas geralmente afeta os desenvolvedores. Isso os leva a deixar seus empregos em busca de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Algumas das outras razões para o atrito incluem falta de oportunidades de crescimento, insatisfação com os cargos e baixos salários.

Os empregadores precisam resolver esses problemas se quiserem reduzir a rotatividade em suas equipes de tecnologia. E são várias as causas que podem estar impedindo a sua empresa de reter talentos nesta área. Veja o que causa e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos desenvolvedores no trabalho e diminuir o turnover.

1. Estagnação de aprendizado

O fato é que, se sua empresa não pode fornecer um caminho para o crescimento, os desenvolvedores encontrarão um em outro lugar. Evitar a estagnação de aprendizado é determinante para diminuir o turnover.

Primeiro, os desenvolvedores querem sentir que estão progredindo em suas carreiras, caso contrário estarão mais propensos a procurar novas oportunidades que oferecerão este diferencial e, como o mercado encontra-se muito aquecido, isso pode não ser muito difícil.

Isso leva ao segundo ponto: os desenvolvedores querem trabalhar em problemas interessantes, se sentirem desafiados. Se eles ficarem presos resolvendo o mesmo problema repetidamente, ainda que o salário seja bom, eles ficarão entediados rapidamente e sem motivação para ficar.

Como resolver? Você precisa pensar no seu ambiente de tecnologia como uma área dinâmica e com certa liberdade para que as equipes de TI aprendam coisas novas. 

Em poucos meses os seus profissionais já conseguem dominar toda a rotina. Ainda que não possa sair muito do seu escopo de atuação, só a possibilidade de desenvolver projetos novos já energiza o time e melhora a qualidade de vida dos desenvolvedores no ambiente de trabalho. Pense nisso!

2. Estagnação de carreira

A área de tecnologia permite um trânsito fácil entre uma oportunidade e outra. Esse dinamismo convida os profissionais de equipes de TI a experimentarem diferentes ambientes, diferentes rotinas e desafios, porque tudo se transforma em oportunidade de aprendizado para eles. E, é claro, que a consequência disso é a alta rotatividade no setor.

Uma empresa com plano de carreira tradicional e extenso não vai ser tão atrativo para esse profissional de tecnologia. 

Como resolver? Invista em um plano de carreira interativo, que seduza o profissional a ficar, para diminuir o turnover. As equipes de TI, por estarem habituadas a um ritmo de trabalho mais dinâmico, tendem a se sentir mais satisfeitas quando as coisas não demoram tanto para acontecer.

Em termos práticos, um plano de carreira interessante precisaria contemplar marcos e ganhos significativos em um espaço de tempo relativamente pequeno.

3. Falta de cultura em tecnologia

Cada empresa, em seu segmento, vai ter a cultura que traduz a maneira como as coisas são conduzidas naquele nicho. E não tem problema nenhum nisso. Para que se possa diminuir o turnover nas equipes de TI, a área precisa ter espaço para ter a sua própria cultura. 

É simples. Quando falamos em tecnologia, o processo interativo de acerto e erro é o que dá certo, os modelos ágeis são baseados nisso. Então uma cultura de planejamento extenso se torna nociva e interfere na qualidade de vida dos desenvolvedores no trabalho.

Uma cultura de segurança e extrema contenção de risco é fora da realidade dinâmica de quem trabalha com desenvolvimento de software.

Como resolver? Criar dentro do setor de tecnologia uma cultura nova, que se adapte, onde seja possível assumir riscos e fazer coisas diferentes – ainda atendendo as metas e o planejamento da sua empresa. É um desafio que vai valer a pena!

Você pode se interessar por:

Inovação e cultura organizacional: conheça 4 práticas para promovê-la na sua empresa

4. Ambiente tóxico

Nada afeta mais a qualidade de vida dos desenvolvedores – e de qualquer profissional, na verdade – que um ambiente tóxico. A sobrecarga e a exaustão, se forem presentes no dia a dia das equipes de TI, somadas a uma atmosfera negativa, resultam em baixas na equipe.

Como resolver? Fique atento ao ambiente que se instaura na sua empresa. A forma como os processos são executados e a própria conduta dos gestores precisa sempre priorizar o fator humano como agente de excelência no cumprimento de demandas. Assim, favorece-se um ambiente colaborativo, com demandas que são responsabilidade de todos, não apenas de um único indivíduo. 

5. Remuneração incompatível

Outra grande causa de atrito, que certamente contribui para que as equipes de TI se sintam sobrecarregadas e desmotivadas, é a desvalorização da profissão em termos de salário.

E engana-se quem pensa que apenas mesa de sinuca no ambiente de trabalho e happy hour, por exemplo, funcionam. Se esta for a única estratégia para a retenção de talentos, ela não será eficaz para segurar os profissionais de tecnologia.

O mercado está extremamente aquecido e as chances desses profissionais encontrarem oportunidades com altos salários não é difícil. Portanto, oferecer salários baixos fará com que seus funcionários busquem outro lugar para trabalhar. 

Como resolver? Um dos pontos-chave, se você quer diminuir o turnover no setor de tecnologia da sua empresa, é oferecer uma remuneração compatível com as habilidades dos profissionais e com o mercado. 

6. Falha no processo seletivo

A demanda por tecnologia é alta e a falta de conhecimento especializado na hora da seleção profissional tem como resultado uma contratação inadequada. Em todas as áreas há todos os tipos de profissionais e na de tecnologia não é diferente.

Então, é comum que pessoas com pouca capacidade de entrega integrem o seu time. E, tão logo as demandas necessitarem de prazo ou urgência em resolução, esses profissionais preferem sair.

Como resolver? Conte com o crivo de um recrutador especializado em tecnologia para saber conduzir o processo seletivo. Nem longo demais, com testes excessivos, nem tão curto ao ponto de não haver avaliação técnica.

Leia mais sobre o assunto:

Quer contratar um desenvolvedor web? Saiba quais linguagens ele precisa dominar

A solução tem nome: Visie

O outsourcing pode ser uma solução interessante para resolver os seus problemas.

Com o outsourcing, a sua célula de tecnologia pode ser tocada com toda a qualidade de serviço e mão de obra, ainda que você não conte com um recrutador especializado em tecnologia, nem como bancar uma grande equipe dedicada.

Nós, da Visie, somos especializados nisso. Para evitar os problemas de sobrecarga e exaustão das equipes, que geram alta rotatividade, aqui temos:

  • equipe dedicada em conseguir o melhor desenvolvedor
  • soluções sob medida para o seu projeto/negócio
  • equipe dedicada para que seu projeto tenha o sucesso que você deseja
  • acompanhamento de desempenho do desenvolvedor para trazer os melhores resultados
  • avaliação constante para uma equipe sempre atualizada;
  • suporte técnico para os times;

Além disso, trabalhamos com o propósito de manter o programador energizado e pronto para entregar sempre o melhor serviço e o melhor produto.

Entenda mais sobre como nosso serviço de outsourcing soluciona todas as suas necessidades gastando muito menos tempo e esforço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *