Categorias
Blog Desenvolvimento Programadores

Como manter as equipes de desenvolvimento de produtos engajadas?

Para manter a equipe de desenvolvimento engajada e performando em níveis elevados, é necessário que a empresa implemente ações de melhorias. Entenda como!

Com o avanço da tecnologia, surgiram novas ferramentas e conceitos que facilitaram o dia a dia das equipes de desenvolvimento de produtos, principalmente no que diz respeito a agilidade, a facilidade para codificar um programa e, é claro, a qualidade das entregas.

No entanto, ferramentas, conceitos e frameworks não são o suficiente para manter as equipes de desenvolvimento engajadas. Afinal, desenvolver um software não é uma tarefa fácil, mas lidar com as pessoas, com a pressão e com a desmotivação pode ser ainda mais desafiador.

Leia também: Sobrecarga na equipe de desenvolvimento? Saiba como solucionar!

Colaboradores de TI e os efeitos da desmotivação nesse setor

De acordo com uma pesquisa feita pela EXAME, o setor de TI tem o maior número de profissionais estressados do Brasil. Para se ter uma ideia, 37% das pessoas entrevistadas 

afirmaram encontrar dificuldade em cumprir prazos. Desmotivados, outros 28% disseram não sentir satisfação no emprego atual e se mostraram dispostos a mudar de trabalho.

Ainda assim, os colaboradores de TI valem ouro no mercado brasileiro. Não é à toa que muitas empresas têm travado verdadeiras batalhas para contratar esses profissionais.

Um levantamento recente da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, por exemplo, identificou que, de janeiro a abril de 2021, foram gerados 52 mil novos postos de trabalho na área.

Uma alta de 300% em relação ao ano passado. Ou seja, para suprir a necessidade do setor, seria necessária a contratação de 70 mil profissionais por ano até 2024. 

Supersalários, senioridade valorizada, freelancers, falta de centros de formação e a alta desmotivação são os principais motivos desse descompasso entre oferta e demanda. 

Nesse sentido, aprimorar as vagas, dando a possibilidade de um trabalho flexível, home office, com convênios e descontos comerciais, bem como investimentos em diversidade e criação de um ambiente colaborativo são diferenciais bem vistos pelos profissionais. 

Assim como apoio psicológico e desenvolvimento por meio de cursos ou bootcamps em áreas como data science e cibersegurança, melhorando a motivação profissional.

Leia também: 

Quer contratar um desenvolvedor web? Saiba quais linguagens ele precisa dominar

5 formas de manter as equipes de desenvolvimento de produtos engajadas

Como podemos ver, uma equipe desalinhada ou com problemas de relacionamento, acaba afetando não apenas o produto final, mas também todas as etapas do seu desenvolvimento, que passam a ser prejudicadas por essa falta de engajamento.

Nesse sentido, o melhor cenário é:

Reconhecer o seu time

Todo mundo gosta de ser elogiado e ainda mais quando o elogio é sincero. Elogiar a equipe de desenvolvimento de produto é a melhor forma de motivá-los, mesmo que o resultado não saia como esperado.  Procure sempre dizer coisas como “ainda não conseguimos atingir a meta, mas vocês trabalharam duro nesse projeto e fizeram um ótimo trabalho.” 

Criar um ambiente de trabalho amigável

 Um ambiente de trabalho ruim torna as equipes de desenvolvimento de produtos ruins e consequentemente afeta o seu desempenho, a sua entrega e a sua motivação, portanto, é importante criar um ambiente de trabalho amigável, confortável e seguro para todos.

Focar em agilidade 

Colaboradores de TI se sentem muito mais confortáveis com o uso de ferramentas como Scrum e outras metodologias ágeis para o gerenciamento de projetos. Já que elas permitem trabalhar de forma mais produtiva, rápida e com um certo grau de independência.

Incentivar a confiança

O líder deve ter confiança na sua própria equipe de desenvolvimento de produto. 

Portanto, para manter a equipe de desenvolvimento engajada e apresentando melhores 

resultados, invista em transparência, autonomia e feedbacks constantes. 

Montar um fluxo de trabalho dinâmico 

Ninguém gosta de ficar meses em um mesmo projeto.

Nesse sentido, tornar o trabalho dinâmico é uma ótima forma de motivar a equipe de desenvolvimento. Procure sempre trazer coisas novas e desafiadoras.

Essas são algumas formas de manter a equipe de desenvolvimento engajada. Afinal, uma equipe motivada significa melhores resultados, com metas atingidas e prazos atendidos.

Ofereça para a equipe de desenvolvimento de produtos uma cultura nova, onde seja possível assumir riscos e fazer coisas diferentes e inovadoras – tentando, dessa forma, atender as metas e o planejamento da sua empresa. Com certeza o resultado será positivo!

Você pode se interessar por:

Inovação e cultura organizacional: conheça 4 práticas para promovê-la na sua empresa

Por que investir em outsourcing pode ser a melhor opção para a sua empresa?

Levando em conta tudo que foi dito anteriormente, bem como a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e de manter a equipe motivada, sem sobrecarga de trabalho e sem aumento de turnover, uma das melhores opções pode ser investir em outsourcing.

Afinal, a terceirização de uma equipe é uma ótima alternativa para quem precisa diminuir as burocracias com contratação , reduzir os custos com as operações do dia a dia e ganhar agilidade .  Isso tudo sem  precisar se preocupar com outras questões além do seu próprio negócio.

Como a Visie pode te ajudar

Nós, da Visie, somos especialistas em outsourcing e temos sempre os melhores profissionais para atender às demandas dos seus projetos.

Conheça nossos diferenciais:

  • equipe dedicada em conseguir o melhor desenvolvedor para suas necessidades
  • soluções sob medida para o seu projeto/negócio
  • equipe dedicada para que seu projeto tenha o sucesso que você deseja
  • acompanhamento de desempenho do desenvolvedor para trazer os melhores resultados
  • avaliação constante para uma equipe sempre atualizada;
  • suporte técnico para os times;

Além disso, trabalhamos com o propósito de manter a equipe de desenvolvimento engajada e pronta para entregar sempre o melhor serviço e o melhor produto.

FALE CONOSCO E SAIBA MAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *