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Métricas de conversão e além: como melhorar o desempenho do seu site

Entenda sobre as métricas de conversão e descubra como medir a qualidade do seu portal, além de apenas avaliar o número de visitas. Confira!

Compreender o desempenho do seu site em termos de tráfego é importante, mas esta não é a única métrica que você deve acompanhar. Na verdade, hoje existem diversos outros dados que podem lhe dar uma ideia muito melhor da eficácia do seu site.

Métricas de conversão: o que são e quais são os diferentes tipos?

As métricas de conversão são medidas que ajudam você a acompanhar o sucesso do processo de conversão do seu site. Existem vários tipos de métricas de conversão, por isso é importante analisar o seu negócio e escolher aquelas que fornecerão as informações mais precisas de acordo com seus objetivos.

Antes de mais nada, é preciso definir o que será considerado como uma “conversão”. Isso vai depender dos seus objetivos. Num e-commerce, por exemplo, a conversão que buscamos é a efetivação da compra de um produto. Algumas outras métricas de conversão comuns podem incluir:

– Visualizações de página

– Tempo médio na página

– Taxa de rejeição

– Inscrições

– Download

– Assinaturas

Cada métrica tem suas próprias peculiaridades, por isso é importante escolher aquelas que ajudarão você a entender melhor como está a qualidade do seu site.

Leia também: A importância de manter o conteúdo e a estrutura do seu site atualizados

Explorando a importância das métricas de conversão

É importante lembrar que todas essas métricas não podem ser analisadas de forma independente, pois elas se relacionam umas com as outras. Dessa forma, devemos analisá-las em conjunto..

A primeira métrica geralmente observada é a taxa de visualizações da página. Se esse número estiver baixo, provavelmente você deverá verificar o quão atrativo está o anúncio que leva as pessoas a essa página.

Em segundo lugar, é preciso verificar o tempo de permanência na página, além de  quantas e quais páginas foram visualizadas. Essas informações podem ajudá-lo a determinar se você está fornecendo conteúdo útil e interessante o suficiente aos seus visitantes.

Outra métrica a ser observada é a taxa de rejeição. Isso mede quantas pessoas saem do seu site a partir da página de entrada sem realizar nenhuma ação, como por exemplo, visitar outra página, concluir uma compra ou se inscrever em um boletim informativo.

Se sua taxa de rejeição for alta, significa que você está perdendo clientes em potencial que poderiam se tornar seguidores fiéis se tivessem sido convertidos.

E talvez a métrica mais significativa seja a porcentagem de visitantes que realizam ações valiosas dentro do seu site, como se inscrever em um boletim informativo, fazer o download de algum material ou fazer uma compra.

Geralmente, através desta ação, você consegue capturar dados relevantes daquele usuário, que irão te ajudar a realizar estudos mais assertivos sobre o seu público-alvo, oferecendo um benefício maior em troca.

Além das métricas: como melhorar o desempenho do seu site

Quando se trata de melhorar o desempenho do site, há vários fatores que devem ser considerados, e as métricas de conversão, certamente, desempenham um papel fundamental nisso.

Porém, outras áreas importantes para se concentrar incluem utilizar mecanismos de cache para melhorar os tempos de carregamento das páginas, realizar um estudo de UX para garantir que os seus usuários consigam navegar pelo portal com facilidade, além de ter um site que atenda a alguns requisitos técnicos que garantam rapidez, segurança e funcionalidade.

Para isso, você pode contar com a gente, pois a Visie é especialista  na criação de sites de alta performance, aumentando suas taxas de conversão, a qualidade do seu site como um todo e, consequentemente, o retorno sobre seu investimento.

Ao seguir essas etapas, você pode garantir que seu site funcione da melhor maneira possível e seja capaz de converter mais visitantes em clientes.

Considerações finais

Ao analisar seu site, é importante considerar as métricas de conversão. Elas ajudam você a entender o desempenho do seu site e se há áreas que podem ser otimizadas.

Leia também: Caso Endeavor, como ela alavancou sua performance com a ajuda da Visie.

Há várias métricas de conversão diferentes a serem consideradas, e as mais importantes variam de acordo com os seus objetivos, com aquelas ações que são relevantes dentro do seu negócio.

Depois de determinar quais métricas de conversão são importantes para sua empresa, é importante acompanhá-las regularmente para que você possa identificar as alterações que eventualmente  precisem ser feitas.

Ao monitorar seus dados de perto, você consegue  garantir que seu site apresente um melhor desempenho e alcance os resultados desejados.

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