Categorias
Blog

Sobrecarga na equipe de desenvolvimento? Saiba como solucionar

Conheça algumas estratégias que auxiliam equipes a fugirem da sobrecarga do trabalho e a auxiliarem na gestão organizacional e de projetos. Leia mais!

A sobrecarga de trabalho é uma das problemáticas que afeta bastante os funcionários, principalmente durante uma crise, em que empresas precisam diminuir custos e trabalhar com menos colaboradores ou até mesmo devido a uma gestão organizacional mal planejada. Essa sobrecarga reflete de maneira direta no desenvolvimento e sucesso do negócio.

Várias equipes de desenvolvimento, pela expansão do trabalho e demandas durante a pandemia, aumentaram bastante suas quantidades de horas de trabalho, o que afetou diretamente este cenário. Hoje, falaremos sobre soluções que estão relacionadas à sobrecarga de trabalho e como melhorar a gestão de equipe desses desenvolvedores. Continue a leitura e acompanhe mais um texto da Visie.

Identifique o problema

O sucesso de um time de desenvolvimento web começa desde sua formação, ainda primitiva, com a contratação de profissionais que tenham posições e visões estratégicas, além de serem criativos e saberem lidar com as diversas demandas, já que o trabalho em si requer essas habilidades.

Para uma boa gestão com desenvolvedores e identificando o problema com a sobrecarga, é importante adotar ferramentas que promovam autonomia e acelerem os processos da equipe de desenvolvimento, para que possam trabalhar de forma integrada e dinâmica, aumentando, assim, a produtividade da equipe.

Dado relevante: uma pesquisa realizada pelo site vagas.com revelou que 56% dos trabalhadores brasileiros estão acumulando funções antes realizadas por outras pessoas. Isso, com certeza, é um reflexo da crise, mas será que com o fim dela esse número vai mudar? O ideal é que gestores melhorem a divisão e organização para que as pessoas, ainda que tenham mais responsabilidades, possam lidar com elas sem consequências negativas para si ou para a empresa.

Assim como é comum nas outras áreas de atuação, desenvolvedores podem apresentar sinais de sobrecarga de trabalho, como desmotivação, procrastinação, conflitos e adoecimento. Acompanhe 3 dicas que ajudam a solucionar essa problemática e que auxiliam em uma gestão eficiente para uma equipe de desenvolvedores web.

Leia também: Contratar desenvolvedores: como vencer este desafio? 

3 dicas para criar uma gestão eficiente para desenvolvedores 

Cultura da organização com foco em resultados

Uma dica muito importante é sobre o investimento em recursos que motivem o time a ser mais engajado em cada projeto que está sendo desenvolvido. Para isso, ouça os seus profissionais, faça reuniões de feedback (internas e externas), escolha ferramentas que auxiliem na execução do trabalho no dia-a-dia e crie momentos e canais de interação entre eles.

Dessa forma, a sua equipe estará melhor articulada para a execução dos projetos. A motivação será maior, além de contar com o feedback do cliente e o sucesso da empresa. Incentive o cuidado com qualidade dos resultados desde o primeiro momento de seleção da equipe e das ferramentas!

Ofereça autonomia para ganhar produtividade

Uma boa gestão também está baseada na possibilidade de oferecer autonomia aos colaboradores do desenvolvimento. Em desenvolvimentos com metodologias ágeis, como as que são adotadas pela Visie, as equipes são autogerenciáveis. Uma vez distribuídas as funções e tarefas, vale deixar o time livre para criar e, assim, se sentir mais integrado ao projeto e à empresa, já que cria-se uma confiança do gestor no seu trabalho. 

A equipe fica ainda mais produtiva com o devido acompanhamento por meio de plataformas de trabalho integradas em que o gestor/líder pode monitorar e direcionar a produção e desempenho do trabalho da equipe.

Uma divisão de tarefas adequada com o uso de uma ferramenta que possa integrar a equipe permite ainda mensurar e estabelecer métricas reais para prever tempo de entrega dos produtos, com qualidade, criatividade na solução dos problemas e escalabilidade. Todos com foco no resultado.

Conhecimento coletivo do projeto

Entenda o projeto. O conhecimento coletivo ajuda no alinhamento de estratégias e prazos para que o mesmo seja entregue dentro das expectativas. 

Uma equipe alinhada sabe da responsabilidade de cada pessoa e o que deve resultar do trabalho coletivo. Esse item é importante para evitar ‘retrabalhos’ ou para que pessoas fiquem sobrecarregadas com demandas de outras pessoas envolvidas no projeto. Revisões e alterações também podem ser feitas nas entregas com tempo hábil.

Está pronto para evitar sobrecargas de trabalho e ter uma equipe eficiente no seu projeto?  Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e conte com a Visie para esse objetivo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *