Categorias
Blog

Contratar desenvolvedores: como vencer este desafio?

Uma das maiores dificuldades do mercado da criação de sites e softwares é a contratação de desenvolvedores web. Isso se deve também à contextualização que estamos vivenciando com a pandemia da COVID-19. Com o aumento de demandas em razão dos regimes de trabalho remoto e flexibilização dos serviços, os profissionais dessa área são muito buscados no mercado.

As empresas têm até mesmo lutado entre si para conseguirem os desenvolvedores mais experientes. De acordo com um levantamento feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais, de janeiro a abril de 2021, foram 52 mil novos trabalhos assumidos por essa área, com um crescimento de 300% comparado ao ano de 2020.

Mas se o mercado parece estar em expansão, quais as dificuldades em contratar esses profissionais?

Alguns fatores que interferem na contratação

Devido à supervalorização do mercado, os salários para os desenvolvedores também cresceram, levando a uma onda de supersalários, senioridade supervalorizada, contratação freelancer e instabilidade seletiva. Isso interferiu diretamente no espaço de oferta e demanda.

Entendendo melhor

Levando em consideração o ponto de vista da empresa que contrata os serviços, quem costuma levar vantagem, nesses casos, são as organizações maiores, que conseguem oferecer salários mais altos. Com a falta de mão de obra especializada, os desenvolvedores recebem propostas de trabalho cada vez mais atrativas, difíceis de serem superadas por empresas menores ou organizações iniciantes.

A senioridade também encontra-se supervalorizada, como citamos acima. Ou seja: quanto mais senior o profissional, menos disponível ele estará. Isso porque profissionais com expertise e experiência são muito requisitados no setor de TI e, certamente, já estão empregados ou desenvolvendo para outras empresas, dificultando a contratação. Outro ponto interessante para análise é que os profissionais de níveis um pouco mais baixos, como júniors, estão sendo contratados como plenos e o mesmo acontece com os de nível pleno, que estão sendo contratados como seniors, por conta do aquecimento do mercado.

Assim como em outras áreas de mais voláteis, os desenvolvedores têm recebido inúmeras propostas nos últimos anos, sendo difícil mantê-los por um longo tempo em um mesmo projeto e, consequentemente, retê-los a partir de um contrato de trabalho extenso, o que aumentou a contratação por prestação de serviços, freelancer ou até mesmo locação de desenvolvedores.

Leia mais em: Contratar desenvolvimento de software dá medo – Visie Padrões Web

Como amenizar essas dificuldades e amenizar o desafio?

Conheça mais sobre os interesses dos profissionais

Além do salário, existem outros fatores que podem despertar o interesse dos profissionais: flexibilidade de horário, oferecimento de cursos, plano de carreira diferenciado e opção de trabalho remoto podem ser alguns deles.

Propósito da empresa

Além do produto ou serviço oferecido por sua empresa, a razão pela qual ela foi criada também é importante para muitas pessoas, sejam elas clientes ou parte da equipe. O propósito é muito importante para alguns profissionais.

Investimento em capacitação regional

Uma última dica de conseguir atrair profissionais e fidelizar contratações é realizar investimentos na capacitação de seus profissionais. Uma das possibilidades é realizar parcerias com demais empresas com este mesmo interesse e com escolas, empresas, cursos técnicos e universidades para a formação de novos desenvolvedores.

Webinars, eventos e cursos até mesmo online, são ótimas opções para despertar o interesse do público e capacitar profissionalmente. 

Saiba mais sobre o outsourcing e terceirização de mão-de-obra especializada para desenvolvimento web com a Visie. Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas e conte conosco para ajudar a sua empresa com esse desafio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *