Categorias
Blog Desenvolvimento SEO Site Sites Tecnologia Usabilidade Wordpress

5 passos para criar um website de sucesso na internet

A ação de criar um website e colocá-lo no ar pode não parecer ser tão difícil. Hoje, a disponibilidade de ferramentas para a execução dessa tarefa é muito grande. A grande diferença é a importância de se investir na criação de um site, para que ele traga um maior retorno, seja ele de resultados e, posteriormente, de sucesso para o seu negócio.

A customização de ferramentas, assim como a otimização para os mecanismos de busca, qualidade do domínio, hospedagem, segurança de navegação, indexação, dentre outros fatores, fazem parte do desenvolvimento de uma página eficiente. Mas existe algum segredo para um website de sucesso? 

Continue lendo nosso blog post e confira os 5 passos para criar um website de sucesso com a Visie.

Antes de tudo: o que é um website de sucesso?

Em resumo, um website de sucesso dentro do desenvolvimento padrão web é aquele que atende todos os objetivos pelos quais foi criado. Embora pareça um pouco contraditório, o número de acessos não é o mais importante para uma página de e-commerce, por exemplo. Neste caso, os principais indicadores de sucesso de performance serão o volume de conversão e o ticket médio de compras.

Antes de conseguir fazer uma análise mais profunda a respeito do sucesso do seu website, defina seus objetivos para integrar junto às demais estratégias da sua empresa e os resultados que serão proporcionados para os clientes. Agora, vamos finalmente às dicas.

1- Seja objetivo

Um dos fatores principais na criação de um website de sucesso é que  ele precisa ser objetivo na entrega do conteúdo. Isso está relacionado a navegação entre as páginas, assim como a forma de conteúdos não apresentados.  

Por isso, ele precisa ser fiel ao seu objetivo principal. Abaixo, listamos alguns formatos seguidos por um site:

  • institucional;
  • portfólio de produtos;
  • plataforma de conhecimento;
  • e-commerce;
  • canal de relacionamento com o cliente;

A partir da definição do objetivo principal, a navegação do site pode ser mais objetiva também ao criar um fluxo simples e intuitivo para o visitante, assim como as informações apresentadas, que trarão os elementos determinantes para a evolução do lead no funil de vendas até a finalização da conversão.

2- Ofereça responsividade na versão mobile

Com a expansão de dispositivos móveis e o consumo mobile no Brasil, em que 56% dos acessos são realizados pelo celular, é primordial que o seu site possa ser consumido em diferentes tipos e tamanhos de tela com uma experiência agradável e que seja adaptada às diferentes demandas.

Quando o seu site é acessado pelo notebook, além do tamanho da tela, as características do aparelho também influenciam na forma como o conteúdo é consumido, seja nos recursos de som, capacidade de navegação e até mesmo aplicativos instalados que permitem acessar formatos diferenciados.

A ideia de criar um site responsivo é fundamental, considerando os recursos mais relevantes para o cliente que acessa o conteúdo por esse mecanismo.

Conheça nossos projetos de criação de sites  da Visie

3- Otimize o site de acordo com os mecanismos de busca

Atualmente, essa é uma das etapas principais. Aqui entram as estratégias que podem ser aplicadas para privilegiar seus conteúdos em detrimento da concorrência. Dessa forma, o seu site aparece entre os primeiros quando algum tópico é buscado.

Nesse passo, existem as estratégias de SEO, ou Search Engine Optimization, aplicadas na estrutura do site, conteúdo e suas relações no ambiente da internet. Dentro do SEO, podemos destacar:

– criação de estratégia para uma palavra-chave ou palavras-chave;

– otimização da URL, a fim de constar com a palavra-chave da estratégia;

– criação de link buildings internos e externos para gerenciamento de tráfego dos visitantes;

– criação de sitemap para diminuição do tempo de indexação de uma nova página do site;

– atualização de conteúdos de forma constante;

– desenvolvimento de conteúdos com escaneamento.

4 – Foque na experiência do lead

Uma questão muito importante e que as empresas começaram a voltar os seus olhares no momento é o User Experience (UX) ou Experiência do Usuário. Uma boa experiência de uso do seu website pode garantir até mesmo uma conversão e, por que não, futuramente, uma fidelização.

A usabilidade é um dos pilares do desenvolvimento de sites na Visie. Por aqui, sempre nos preocupamos com o desenvolvimento de sites intuitivos e de fácil uso, desde o entendimento do público-alvo, passando por um processo colaborativo de layout das telas, tendo como objetivo final o aumento de conversões.

Para isso, é muito importante que você esteja atento a todos os elementos da sua página, sejam eles visuais, de desenvolvimento e arquitetura da informação e o conteúdo. Busque por elementos de design e outros elementos que facilitem o entendimento da mensagem que você quer transmitir e leve em consideração a jornada do usuário dentro da sua página.

5- Pense na organização e estrutura

Independente se você for o desenvolvedor ou até mesmo o dono do site, o principal objetivo é que as pessoas naveguem rapidamente e encontrem o conteúdo desejado. 

Apesar de parecer fácil, criar uma estrutura organizada e fácil de navegar exige estratégia. Leve em consideração o seu público-alvo e elabore uma estrutura clara e de simples navegação para os motores de busca. Pense também nas categorias em que você quer dividir o seu site. 

Para ficar por dentro: Todo site tem uma página inicial chamada index/root, geralmente a página mais acessada do site, pois quando é digitado o nome de domínio, é essa página que será mostrada. 

Também é importante sempre ter uma barra de navegação clara e funcional, mostrando para os usuários onde eles estão e onde podem navegar. Isso também faz parte das boas práticas de usabilidade. 

E então? Está pronto para ter um website de sucesso como o seu negócio merece? Clique aqui para falar com um dos nossos especialistas Visie e conte conosco para essa tarefa. Seu site feito para vender, fácil de usar e na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *