Imagine que seu e-commerce lança uma promoção que atrai muitas pessoas e, no auge do movimento, quando vários clientes estão finalizando o cadastro, seu site cai, impedindo que as compras sejam realizadas. Então essas pessoas que você conseguiu encantar com o seu produto e oferta fantásticos começam a ficar irritadas pela dificuldade em acessar o site e desistem, insatisfeitas. Esse é um risco que muitos e-commerces correm, quando não há um preparo adequado para situações de maior tráfego, que pode ser evitado ao fazer um teste de performance e identificar os pontos de vulnerabilidade do site.

O que é o teste de performance?

O teste de performance, em geral, avalia a capacidade de resposta, escalabilidade, fluxo de execução e confiabilidade de uma aplicação. Seu objetivo é garantir que o site funcione adequadamente em todo tipo de situação. Para saber qual é a resistência do site, por exemplo, são feitos testes de carga, onde um robô gera uma carga excessiva até encontrar o limite de capacidade da aplicação (avaliando o throughput, a capacidade do hardware e os requisitos de balanceamento de carga). Também existem os testes de stress, onde são criadas situações anormais ou extremas para verificar o comportamento do site, como redução de recursos ou aumento rápido de usuários acessando ao mesmo tempo.

São vários os tipos de testes que podem ser realizados e um dos pontos avaliados que recebe bastante atenção é o tempo de resposta, pois além de ajudar a mostrar se o site está funcionando conforme o previsto, interfere diretamente na percepção do usuário quanto à rapidez (ou não) do site para processar uma solicitação.

Em busca de resultados

Feito o teste de performance, você saberá quais as necessidades de melhorias de seu site e como proceder para evitar situações de apuros no futuro. Ao implantar essas mudanças, deixando o site mais leve, preparado para oscilações de tráfego e navegável em quaisquer circunstâncias, certamente você terá mais sucesso em suas vendas e um maior número de visitantes retornando em outras ocasiões.

Isso porque não basta ter um conteúdo de qualidade e um produto ou serviço que atraia o seu público, é necessário ter um site que cumpra a sua função. Portanto, se você tem um negócio promissor e um site que funciona bem, mas que ainda não passou por nenhum tipo de teste, não espere que uma situação real lhe mostre quais os pontos vulneráveis, quando já não haverá mais tempo de resolver o problema sem comprometer o seu negócio. Faça o teste o quanto antes! Você pode começar solicitando uma avaliação grátis de performance, mobile e otimização através do link http://promo.visie.com.br/avaliacaogratis.

Por Joana Kerr