No início de Outubro o Facebook divulgou uma novidade em suas páginas mobile empresariais, que foram implantadas para facilitar a vida de quem quer comprar e de quem quer vender, priorizando a objetividade da informação, a fácil navegação e resultados mais rápidos e consistentes para todos.

A ideia surgiu devido às facilidades que o avanço tecnológico vem proporcionando às pessoas nos negócios, especialmente nas redes sociais. Isso porque, com tantos recursos já disponibilizados, hoje é muito mais fácil resolver tudo pela internet. Sem contar que, com a popularização dos dispositivos móveis, já não é mais preciso estar diante de um computador para fazer pesquisas rápidas, resolver questões bancárias e realizar compras.

Segundo Benji Shomair, diretor de páginas do Facebook, em entrevista à Folha de São Paulo, atualmente 96 milhões de brasileiros estão no Facebook e 80% dessas pessoas estão conectadas a páginas de pequenos e médios negócios.

Nova versão de páginas mobile no Facebook

Essa mudança de comportamento levou a equipe do Facebook a elaborar uma nova versão de páginas mobile de negócios, de modo a facilitar a vida de quem quer comprar e de quem quer vender, para que o consumidor vá direto ao ponto que deseja sem precisar ficar navegando muito.

Foram incluídas na rede social novas ferramentas para dispositivos móveis, a fim de facilitar a busca do consumidor pelo produto ou serviço que deseja em páginas de empresas. Dentre as novidades, estão botões de ação (call-to-action) em posição de destaque, como uma barra colorida grande, bem abaixo da foto de capa, contendo a mensagem de ação principal da empresa. Também foram incluídas novas seções, que podem ser criadas e configuradas conforme a necessidade, seja com a descrição do produto/serviço ou com a divulgação de um catálogo de compras, por exemplo.

Essas ferramentas já estão à disposição do internauta e devem trazer benefícios tanto para os consumidores, quanto empresários e para a própria rede social, que conta com cada vez mais usuários em suas páginas. A ideia é que até o final deste ano a navegação por dispositivos móveis seja ainda mais simplificada, com a inclusão de abas de direcionamento para cada uma das seções criadas pelo administrador da página.

O fato de o Facebook estar gastando seus recursos em melhorar a experiência de navegação mobile, incluindo um call-to-action que leva para o seu site, mostra a importância da navegação em dispositivos móveis, e o tamanho das oportunidades que isso abre. Claro, ao incluir um call-to-action poderoso em sua página, você vai levar público para o seu site ou e-commerce. E ele PRECISA funcionar muito bem no mobile.
Não pode ser uma experiência “mais ou menos”, uma adaptação da experiência em Desktop no estilo “o que deu para fazer”. Se você quer ter resultados em dispositivos móveis, precisa de um site ou e-commerce pensado para funcionar em celulares desde o início do projeto.

Fonte: Folha de São Paulo

Imagem: Folha de São Paulo

Por Joana Kerr